9 de dezembro de 2010

Padronização dos Ônibus - RJ


Bom, alguns já devem ter reparado nos novos ônibus padronizados que estão circulando por aí pela cidade há algum tempo. Isto está em fase de transição, e até ABRIL, todos estarão de cara nova, todos iguais, todos irmãozinhos gêmeos. É aqui que irei literalmente MANDAR O PREFEITO COMER BRIGADEIRO - para não mandá-lo tomar refresco...ou bem pior.
Vamos lá. Para quem está por fora do assunto, esta padronização deriva de uma Resolução, a Resolução SMTR Nº 2043 de 15 de Outubro de 2010. Só a título de conhecimento, SMTR significa Secretaria Municipal de Transportes.

Preparem-se. A Resolução completa se encontra aqui embaixo, o post será imenso.

RESOLUÇÃO SMTR Nº 2043, DE 15 DE OUTUBRO ED 2010
ATO DO SECRETÁRIO


ESTABELECE CRITÉRIOS PARA PADRÕES TÉCNICOS DE IDENTIDADE VISUAL EXTERNA DOS VÉICULOS DO SERVIÇO PÚBLICO DE PASSAGEIRO POR ÔNIBUS – SPPO, DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE TRANSPORTES, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor;


CONSIDERANDO a Lei nº 2.422 de 04 de junho de 1996.


CONSIDERANDO o que dispõe o Decreto n° 12713 de 01 de março de 1994;


CONSIDERANDO a necessidade de agilizarmos os procedimentos para licenciamento do Serviço Público De Passageiro Por Ônibus – SPPO em conformidade com o certame licitatório;


CONSIDERANDO a decisão exarada nos processos administrativos n°s 03/002. 514/2010, 03/002. 515/2010, 03/002. 516/2010, 03/002. 517/2010.


CONSIDERANDO a necessidade de estabelecer melhor identificação visual para os usuários do Sistema


RESOLVE:


Art. 1º – Os veículos que irão compor o Serviço Público De Passageiro Por ÔnIbus – SPPO , utilizarão na carroceria externa películas adesivas e pintura de identificação do Serviço que serão instalados na traseira, frente, laterais e capota superior externa, contendo os dizeres e logomarca conforme os Anexos,:


Anexo I – Ônibus Básico


Anexo II - Midiônibus


Anexo III - Mínionibus


Parágrafo Único - Os veículos poderão variar de acordo com o número de portas de cada modelo especificadamente.


Art. 2º - Os consórcios vencedores do certame licitatório utilizarão cores diferenciadas por identidade visual, à saber:


A - Consórcio Intersul _ AMARELO


B - Consórcio Internorte _ VERDE


C - Consórcio Transcarioca _ AZUL


D - Consórcio Santa-Cruz _ VERMELHO


Parágrafo Único – Os veículos terão também o primeiro digito do alfa-numérico descrito neste Artigo como identificador do consórcio, junto ao número de ordem.


Art. 3º- Os consórcios referenciados no Art.2º deverão promover as modificações necessárias ao cumprimento desta Resolução em todos os veículos aprovados junto a Coordenadoria de Licenciamento conforme cronograma a ser editado pela Secretaria Municipal de Transportes.


Art. 4º - Não serão admitidos quaisquer outros tipos de inscrição nos veículos autorizados, senão os definidos nesta Resolução.


Art. 5º - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrario.
Agora a parte mais legal de todas. Provavelmente, todos devem estar querendo analisar com mais calma a formatação nova dos ônibus, e ela consta nesta Resolução. Portanto, aqui embaixo vocês podem ver todos os dados referente a esta nova padronização, com imagens ilustrativas (botei apenas as dos ônibus normais, mas também há imagens para microônibus e outros modelos).






Opiniões do Carcará-Arconexo: repare no ônibus de lado. Analisem, com cuidado, todas as tarjas coloridas em todas as posições do meio de transporte em questão. Viu tudinho? Agora compare com a imagem a seguir:

 Eu fui o único a imaginar os ônibus padronizados como se fossem caixinhas de leite, com marcas de corte, marcas de registro, barras de calibração, sangrias, etc? HUAhuaHUAhuaHUAhauHAUhau!

Enfim, aqui está minha indignação com o Prefeito retardado da nossa Cidade. Ele me gasta 80 milhões de reais para realizar uma pseudo-melhoria, algo completamente inútil, que é padronizar os nossos queridos e amados ônibus. Que atire a primeira pedra quem nunca repara na coloração do ônibus que está vindo antes de ver o número. Quantos problemas teremos a partir de agora?
  1. Tudo igual: se imagine esperando em um ponto onde passem muitas linhas, como em alguma avenida do Centro, por exemplo. Você quer pegar um único número de ônibus. Te desafio a encontrá-lo a partir de agora, com 9 ou 10 ônibus vindo na sua direção, todos da mesma cor!
  2. Coloração Pró-UERJ: já ouviu dizer que em países muito frios, principalmente Europa, as pessoas tendem a se suicidar mais do que em países tropicais, pois há maior monotonia e uma paleta de cores menor? Pois bem, a UERJ exemplifica isso de forma bem simples: tudo lá é cinza, e já existiram diversos casos de pessoas querendo dar uma de Super Homem, se tacando de lá do alto do prédio. Se ao menos os ônibus padronizados fossem azuis, com alguns detalhes como a Orla, ou algo que fizesse relação direta a algum monumento do RJ, com cores vivas e distoantes do resto do ambiente...mas nãããão, vamos colocar todos CINZA.
  3. Burrice tem limite: como se não bastasse, eles me colocam as cores em pequenos detalhes espalhados ao longo do ônibus. "Mas na frente tem a cor bem definida, poxa!", você me diz. Mas continua não ajudando em nada! Só existirão 4 cores, uma referente a cada Consórcio, que se movimentarão por todo o RJ. Quaisquer ônibus que vierem da mesma região irão estar com a mesma cor. E de novo volto com o desafio: duvido você encontrar seu ônibus no meio da bagunça de forma prática como podemos realizar por enquanto.
  4. Burrice tem limite de novo: Se a ideia é separar as regiões por cores distintas, por que raios me colocam todas as cores no alto do ônibus!? Isso é para fizer "Olha, eles são coloridos sim!"? NÃO FAZ SENTIDO! Outra coisa sem sentido algum: cores no teto do ônibus? Eu por acaso pego ônibus de bungee jump ou para-quedas??? Só para piorar mais um pouco...as laterais dos ônibus tem 3 traços da cor representante. Isso é brincadeira, não é?
  5. Burrice tem limite mais um vez: caraca, não me canso de achar erros. Porém, este é mais específico. DALTONISMO. dal.to.nis.mo s. m. Oftalm. Incapacidade congênita para distinguir certas cores, sobretudo o vermelho e o verde. Pelo menos para mim - que sou daltônico - o amarelo e o verde de dois dos Consórcios apresentados são perfeitamente idênticos. Se já é complicado para pessoas normais distinguirem de longe pela cor, imagina pra mim, que terei problemas em dobro neste caso?
  6. Pensem daqui a dois anos: VOTEM DIREITO, CACILDA!
Bom... é isso. Espero que agora vocês, que votaram cegamente no Eduzinho achando que ele iria fazer algo de útil se arrependam amargamente, e tomara que todos vocês comam salada estragada ,  urinem pelúcia e comecem a vomitar cerâmica. Ah, você se arrependeu? Quer tentar fazer algo, é? Então participe desta petição e assine para tentarmos ver se conseguimos alguma coisa para reverter esse processo!
Se ainda quiser ficar por dentro do assunto, pode se manter atualizado com os seguintes sites:
Para quem é estudante da rede pública, ou irá se tornar ano que vem, temos mais um problema pela frente: O RioCard, acessório indispensável para o transporte diário dos alunos da rede pública do RJ, será reduzido de 155 créditos para 60 créditos. Com uma ida e uma volta por dia, já teremos o número cravado de(ou próximo disso) de créditos por mês. E quem precisa pegar dois ônibus de ia e dois de volta, como muitos que eu conheço? O que eles fazem, plantam uma sementinha de dinheiro no quintal? Porque R$2,40 x 4 POR DIA não há quem aguente! Por sinal, adivinha quem é o criador desta ideia genial? Nem comento nada, viu? PROCUREM SE MANTER POR DENTRO DOS PODRES DO NOSSO PREFEITO, E TENTEM AO MÁXIMO GERAR MANIFESTAÇÕES CONTRA ESSAS ATROCIDADES. Não deixem que tudo aconteça sem resistência!

4 Bicadas:

juzinha disse...

huahauhauha
eu já tinha 60 créditos por dia..
imagina quanto eu gastava, pq a minha passagem não é 2,40 e sim 5,60..
agora do nada meus créditos pularam pra 159 por mês =D
será que eles vão inverter a situação??
e é realmente um absurdo, 60 créditos não dão pra nada!!
Juliana ;D

Vicente disse...

60 créditos ,20 dias de aula num mês = 3 créditos por dia.
1 crédito = 2 ônibus em 2 horas.

Até quem mora na zona oeste consegue chegar em 2 horas na cidade e pegar outro ônibus em direção à ZN, ou ZS.

E o Bilhete único Carioca? Criação do Prefeito, uma boa criação.

Qual foi o único prefeito nos últimos 30 anos de democracia que se comprometeu a não entregar casas populares na zona oeste no intuito de desafogar o fluxo crescente nas vias de acesso?

Qual foi o prefeito que está mais empenhado na revitalização das áreas centrais e esquecidas dq cidade? Áreas como o porto, praça mauá..?

Agora, erros foram feitos como a licença para vans aatravés de cooperativas e não de maneira indifvidual... Ou seja, deve ser avaliado um contexto de ações e não somente uma em si.

Eu disse...

Mas temos que levar em conta diversos fatores com relação ao RioCard. Será que ele será funcional como o Bilhete Único, com um crédito valendo dois? Além disso, em 2 horas não pensa que todo mundo consegue chegar no ponto do próximo ônibus porque não é bem assim.
Outra coisa, todas as revitalizações ocorridas até o momento são devido à Copa e aos Jogos posteriores de 2016. Qualquer Prefeito de qualquer lugar faria a mesma coisa, pior ou melhor...mas faria.

Vicente disse...

o Bilhete único carioca é tão funcional, senão mais do que o Bilhete Único. Mas concordo que o tempo de viagem deveria ser estendido, já que em dias de chuva, pouca chuva eu diria, a cidade fica um caos.

As revitalizações estão ocorrendo, estão devagares, mas mesmo assim são melhores e mais existentes do que na época do Pan , cujo prefeito é o ilustríssimo Cesar Maia, o cara que conseguiu construir 1 elefante branco e um estádio que não se pagará em 100 anos.

E o Cesar Maia não fez, ele apenas acelerou um processo que ocorrerá de qualquer maneira, a ocupação da Barra.

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